2017-03-03 às 19:54

CONSELHO DE NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA UE DISCUTE RELAÇÕES COM EUA, MIGRAÇÕES E MÉDIO ORIENTE

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, participa, no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas, a 6 de março.

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, abordará as relações transatlânticas, à luz dos recentes encontros com a nova Administração norte-americana, e a Síria, no quadro da preparação da Conferência de Bruxelas e do trabalho em curso de preparação da Estratégia da UE para aquele país.

Da agenda do Conselho de Negócios Estrangeiros constam os seguintes temas: Migrações, Balcãs Ocidentais e Processo de Paz no Médio Oriente.

O Conselho inclui uma sessão conjunta entre Ministros dos Negócios Estrangeiros e Ministros da Defesa, na qual será debatida a implementação da Estratégia Global de Segurança da UE no âmbito da Segurança e da Defesa.

Os Ministros debatem, seguidamente, a temática das Migrações, tendo como pano de fundo a Cimeira de Malta, de 3 de fevereiro passado, a reunião de Altos Funcionários no quadro da Declaração de La Valetta, bem como os relatórios sobre os «Pactos para as migrações», entre a UE e os cinco países prioritários de origem e de trânsito: Etiópia, Mali, Níger, Nigéria e Senegal, a apresentar ao Conselho Europeu de 9 e 10 de março.

Ao almoço, os Ministros debruçar-se-ão sobre a situação no Egito, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Sameh Shoukry.

À tarde, o Conselho debaterá a situação nos Balcãs Ocidentais e o Processo de Paz no Médio Oriente.

Tags: união europeia, negócios estrangeiros, médio oriente, migração, estados unidos

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto  

QUERO SABER MAIS