Saltar para conteúdo

Notícias

2024-04-24 às 19h20

Timor-Leste. Primeiro-ministro quer aprofundar relações com "país irmão"

Declaração do Primeiro-Ministro e do Presidente da República de Timor-Leste


O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, destacou hoje as relações de particular amizade e cooperação entre Portugal e Timor-Leste - "um povo irmão, um país irmão" -, deixando expressa a vontade do Governo português de continuar a aprofundar o relacionamento entre os dois países.

 "É nossa intenção continuarmos a aprofundar, do ponto de vista da cooperação na área da cultura, da língua, da educação, [da cooperação] económica, a relação entre os nossos povos e os nossos países", disse o Primeiro-Ministro, que falava após um encontro com o Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta, em São Bento. Lembrando que os dois países partilham "valores comuns, o valor da paz, da Democracia, dos Direitos Humanos", Luís Montenegro sublinhou também a vertente económica, evocando as oportunidades que a localização geoestratégica de Timor-Leste pode oferecer às empresas portuguesas.  

 Um ponto também sublinhado por José Ramos Horta, que lembrou que Timor-Leste é agora membro da Organização Mundial do Comércio (OMC) e que, em 2025, será também membro da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) - "uma comunidade política, económica e cultural de 700 milhões de pessoas", que pode também ser uma oportunidade para Portugal, defendeu o chefe de Estado timorense. "Pela amizade com Portugal, mas também pelos nossos laços históricos, laços de língua, e pelos nossos interesses comuns, gostaria de ver uma maior dimensão económica nas relações entre Timor-Leste e a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa], e entre Timor-Leste e Portugal", referiu José Ramos Horta.