Saltar para conteúdo

Notícias

2024-04-23 às 16h35

Dignificação das carreiras das forças de segurança tem carácter prioritário

Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, na cerimónia de Compromisso de Honra de novos guarda da GNR, Portalegre, 23 abril 2024 (foto: Nuno Veiga/Lusa)
Ministra da Administração Interna vai apresentar proposta de subsídio para a PSP e a GNR no princípio de maio


«Como consta no programa do Governo, reveste-se de caráter prioritário a dignificação das carreiras e a valorização profissional e remuneratória dos homens e mulheres que servem nas forças de segurança, estimulando e impulsionando as adequadas motivações profissionais desde a base da pirâmide até às chefias», disse a Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.

A Ministra que discursava em Portalegre, na cerimónia de Compromisso de Honra do 53.º Curso de Formação de Guardas da GNR, composto por 306 guardas, disse também que o Governo «está bem ciente das necessidades e investimento em meios técnicos operacionais, infraestruturas e principalmente nos recursos humanos que passa forçosamente pela dignificação das suas carreiras». 

Margarida Blasco acrescentou que «é intenção do Governo» recuperar a atratividade das carreiras de segurança, designadamente por via da revisão remuneratória.

O Governo vai apresentar, a 2 de maio, uma proposta de atribuição de um subsídio aos elementos da PSP e GNR, referiu a Ministra no final de uma reunião com sindicatos da PSP e associações profissionais da GNR, no dia 22 de abril.

«Nesse protocolo que negociamos hoje ficou como prioridade a discussão do subsídio de risco, que é a matéria horizontal e que os sindicatos acham prioritário e que nós, Governo, iremos ter em boa conta», disse então.

Margarida Blasco disse ainda que «estamos a fazer um trabalho muito árduo no sentido de apresentar essa proposta com todas as condições e aquilo que nós entendemos ser a satisfação para todos os profissionais das polícias», referindo a criação de uma equipa multidisciplinar entre os Ministérios das Finanças e da Administração Interna para trabalhar este assunto.

Na cerimónia de Portalegre, a Ministra disse ainda que o projeto do novo centro de formação e comando territorial da GNR que vai ser construído em Portalegre, no valor de um milhão de euros, aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas.