2017-05-24 às 16:58

DADOS ESTATÍSTICOS DO 1.º CICLO E DAS PROVAS DE AFERIÇÃO DISPONÍVEIS PELA PRIMEIRA VEZ

O portal Infoescolas passa a disponibilizar, pela primeira vez, informação sobre as escolas e o desempenho dos alunos do 1.º Ciclo, além da informação já disponível sobre 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário das escolas do Continente. Passam também a constar do site dados sobre as provas de aferição realizadas em 2016.

O Infoescolas inclui, na nova área dedicada ao 1.º Ciclo, indicadores demográficos sobre a população de alunos de cada escola, dados nacionais e dados desagregados por distrito e por concelho.

São, assim, apresentadas estatísticas sobre as cerca de quatro mil escolas, e os cerca de 400 mil alunos, do 1.º Ciclo do Ensino Básico geral e artístico, abrangendo tanto o ensino público como o privado.

O Infoescolas inclui agora dados como o número de alunos, taxas de retenção ou desistência e distribuição por idade e por sexo – informação até aqui apenas disponibilizada para os restantes ciclos - bem como indicadores sobre desempenho em Provas de Aferição de 1.º Ciclo em 2016.

Indicadores das provas de aferição

Estão igualmente disponíveis os indicadores estatísticos sobre o desempenho dos alunos de cada escola nas Provas de Aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos, realizadas em 2016, à semelhança do que acontece com as outras provas de avaliação externa.

O desempenho dos alunos em cada domínio das Provas de Aferição é classificado com os descritivos «Conseguiu», «Resolveu com dificuldades» ou «Não conseguiu», enquadrados, por exemplo, com a média nacional calculada para os alunos do País com contextos económicos semelhantes aos dos alunos da escola em causa.

A informação agora divulgada visa contribuir para intervenções informadas, sustentadas pelos dados e indicadores disponibilizados, cruzando-os com outros de que as escolas dispõem, nomeadamente os resultantes da avaliação interna e do conhecimento contextualizado das suas comunidades educativas.

O contributo do Infoescolas junta-se à informação dos Relatórios Individuais (RIPA) e dos Relatório de Escola (REPA), relativos às Provas de Aferição de 2016, já disponibilizados às escolas, aos alunos, professores e aos encarregados de educação em julho passado.

O site, da responsabilidade da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, cumpre desta forma a finalidade de assegurar transparência na informação disponível, apresentando-a de forma a contribuir para o objetivo nacional de promoção do sucesso escolar.

Tags: educação, escolas, exames

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto