Saída do procedimento por défice excessivo, 22 maio 2017
 
2017-05-22 às 20:20

«RESULTADO HOJE ALCANÇADO É UM SUCESSO NACIONAL E MÉRITO DE TODOS OS PORTUGUESES»

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que «o resultado hoje alcançado por Portugal é um sucesso nacional e mérito de todos os portugueses».

O Primeiro-Ministro fez uma declaração sobre a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo, na sequência da decisão da Comissão Europeia de recomendar esta medida ao Conselho Europeu.

O Primeiro-Ministro fez uma declaração sobre a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo, na sequência da decisão da Comissão Europeia de recomendar esta medida ao Conselho Europeu.

A decisão da Comissão «resulta da série consistente de bons indicadores que em conjunto conseguimos alcançar: nas contas públicas, com o menor défice da nossa democracia; no mercado de trabalho, com a redução do desemprego; na recuperação económica, com a aceleração do crescimento, apoiado no aumento do investimento, das exportações e, sobretudo, da confiança».

O Primeiro-Ministro sublinhou que «esta tem de ser a última vez que passamos por um processo tão traumático que destruiu empregos, empresas, rendimentos, poupanças e expectativas de vida de muitos portugueses».

António Costa disse que as reformas que o Governo está a fazer «exigem persistência e continuidade no investimento no conhecimento e na inovação, na modernização do tecido empresarial e da administração pública, na valorização do território e dos seus recursos, na erradicação da pobreza e na redução das desigualdades».

«Não podemos voltar a perder o que hoje alcançámos», disse, acrescentando que «devemos, por isso, prosseguir o caminho que estamos a construir, com uma política orçamental responsável que acompanha o triplo desígnio de termos mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade».

«Agora é o tempo de nos focarmos numa visão de médio prazo, que devemos prosseguir com estabilidade, para vencermos os desafios estruturais e nunca mais termos de repetir esta dura prova por que passámos e que agora vencemos», disse.
 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa na declaração sobre a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo, Lisboa, 22 maio 2017 (Foto: Clara Azevedo)

Comunicação do Primeiro-Ministro sobre a saída do procedimento por défice excessivo Tags: primeiro-ministro, união europeia, reformas estruturais, défice

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto