Seind Ana Teresa Lehmann (1)
Ana Teresa Lehmann

Secretária de Estado da Indústria

Ana Teresa Lehmann (1972) é Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP), Head of International Business na Porto Business School.

Licenciada (Gestão, 1995) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com Master of Science (1997) e Doutoramento (2001) em Economia (International Business) pela Universidade de Reading, e com pós-doutoramento em Políticas Públicas, Internacionalização e Desenvolvimento Económico (2002) na Universidade de Strathclyde.

Tem mais três pós-graduações, duas nas áreas de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento industrial, em Itália e em França, outra em Relações Internacionais, pela Universidade de Nova Iorque.

Professora Visitante em diversas universidades estrangeiras nos EUA e Europa, e membro de órgãos sociais de várias empresas e fundações.

Especialista em Investimento Direto Estrangeiro, Internacionalização de Empresas e Políticas Públicas ligadas a estes temas, bem como à Inovação, Empreendedorismo e ao desenvolvimento de indústrias e de Clusters.

Foi Diretora da InvestPorto (2014-2017), Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (2008-2012), Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Cooperação Territorial Espaço Atlântico (2009-2012), Pró-Reitora da Universidade do Porto (2006-2008). Esteve associada à fundação da Agência Portuguesa para o Investimento, como consultora do Presidente e da Comissão Executiva.

Foi Presidente da European International Business Academy (2010), sendo Membro do Board desde 2009 e um dos 20 Fellows dessa Academia desde 2016.

Desenvolveu também uma carreira ligada à consultoria a grandes organizações internacionais (OCDE, UNCTAD, Comissão Europeia, entre muitas outras) e a diversos Governos e Chefes de Estado, tendo trabalhado em cinco continentes nos últimos 22 anos.

Autora de numerosas publicações científicas em revistas internacionais nos domínios da Internacionalização, Investimento Direto Estrangeiro, Estratégias de Multinacionais, Inovação, Economia Industrial, Economia Regional, Competitividade, e de livros.

Oradora convidada em expert meetings e conferências internacionais, recebeu diversos prémios de mérito científico e reconhecimento de carreira, e tem colaborado com vários think tanks e outras organizações internacionais.

É embaixadora da InvestEU e do Plano Juncker, estando também associada a diversas iniciativas para repensar o futuro da Especialização Inteligente na Europa.

Foi Deputada Municipal da Assembleia Municipal do Porto (2013-17).

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 906,32Kb

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto