Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
 
2016-12-15 às 19:36

GOVERNO QUER ELEVAR NÍVEL DO SISTEMA POLITÉCNICO

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que o Governo quer ter «um sistema politécnico em Portugal ao nível daquilo que se faz na Europa», durante a sessão de encerramento da conferência «Que futuro com o IBM Watson? – O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade», em Viseu.

«Isso requer uma capacidade de observação, autocrítica e estar sempre a refletir sobre melhores formas de evoluir, trabalhar e educar gerações futuras, sempre com empregos capazes de produzir maior valor social e económico», disse Manuel Heitor.

O Ministro destacou a importância das parcerias entre as instituições de ensino superior e o setor empresarial e referiu que «esta ligação com o tecido produtivo é exatamente aquilo que se quer cada vez mais vir a estimular».

«O desenvolvimento e a organização, quer do ensino em estreita ligação com a atividade de investigação desde o primeiro dia de aulas, seja feita em estreita colaboração com o tecido produtivo e económico, nomeadamente estimulando aquilo a que chamamos laboratórios colaborativos, entre as instituições de ensino superior, as suas unidades de investigação e as empresas em particular», continuou.

Criação de emprego

Manuel Heitor afirmou que as ligações do ensino superior com o setor empresarial potenciam a criação de emprego, «que resulta de uma partilha de risco, mais uma vez originada para criar os empregos do futuro».

O Ministro frisou que não se sabe como será o mercado de trabalho daqui a uns anos e destacou a importância da instalação de um centro de competências da IBM no Instituto Politécnico de Viseu.

«Estamos claramente numa instituição de futuro que soube valorizar, formar e atrair instituições empresariais e atores económicos para trabalhar em colaboração. Este é o exemplo que temos de seguir diariamente, dando confiança a todos que vale a pena apostar no Politécnico de Viseu e no sistema politécnico nacional», disse.

Tags: ensino superior, ciência, tecnologia

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto