2017-02-17 às 14:12

PORTUGAL JÁ RECEBEU MAIS DE MIL REFUGIADOS

«Portugal está, segundo os dados da União Europeia, em quarto lugar entre os países que mais refugiados acolhem, seguindo a França, a Alemanha e a Holanda», disse o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.

Portugal «é um dos países mais ativos no cumprimento do objetivo europeu de solidariedade», referiu o Ministro na sequência da divulgação dos dados de que o País já recebeu 1001 refugiados (673 adultos e 328 crianças), acrescentando que o País se comprometeu a acolher cerca de cinco mil pessoas ao abrigo do programa europeu de recolocação de refugiados.

Eduardo Cabrita disse que o programa tem tido «dificuldades administrativas várias» mas acrescentou que a estatística demonstra que Portugal está a ter «uma posição ativa no espaço europeu e uma posição solidária».

Os primeiros refugiados chegaram a Portugal a 15 de dezembro de 2015 e a principal preocupação do Governo neste momento é o ensino da língua portuguesa e a formação profissional aos refugiados, para que se consigam integrar depois de terminado o período de 18 meses durante o qual existe apoio financeiro da União Europeia.

Tags: refugiados, união europeia