Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-30 às 12h42

Orçamento para 2019 prossegue reforço do investimento público

Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, encerra o debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2018, Assembleia da República, 3 novembro 2017 (Foto: António Cotrim/Lusa)
«O Orçamento de Estado para 2019 prossegue a estratégia de recuperação dos rendimentos e de reforço do investimento público, para mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade», disse o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do debate do Orçamento de Estado para 2019, na Assembleia da República. 

O Ministro afirmou que «em 2019, o investimento da Administração Central crescerá mais de 20%, o que representa mais 380 milhões de euros investidos nos serviços públicos e nas infraestruturas críticas».

Pedro Marques destacou o investimento na ferrovia como «grande aposta» do Governo, «com a continuação das obras que colocámos no terreno em todos os principais corredores ferroviários, e o lançamento de novas empreitadas, como a construção da nova linha entre Évora e Elvas, que será a maior construção de linha férrea nova dos últimos 100 anos em Portugal».

Ainda no âmbito ferroviário, «teremos também, pela primeira vez em muitas décadas, a reabertura de uma linha que que estava encerrada, permitindo que os comboios voltem a circular entre a Covilhã e a Guarda».

Outros investimentos

Quanto às estradas, haverá «um importante esforço de investimento público», «que inclui obras tão importantes como o arranque da requalificação integral do IP3, entre Coimbra e Viseu; a conclusão da A25 junto à fronteira; ou as obras de manutenção da ponte 25 de Abril».

O Orçamento inclui ainda «o início das obras de expansão dos Metropolitanos de Lisboa e Porto, a construção e remodelação de dezenas de centros de saúde, e o início do processo de construção dos hospitais de Lisboa Oriental, Seixal, Sintra, Évora e Funchal».

Prevê igualmente «o investimento na rede de escolas por todo o País, ou nos equipamentos da Defesa Nacional, incluindo navios de patrulha oceânicos, essenciais para assegurar a soberania do nosso espaço marítimo e incentivar a produção nacional».

Fundos comunitários

O Ministro referiu o crescimento do investimento das empresas, afirmando que «a aceleração dos fundos comunitários que realizámos, batendo recordes históricos de pagamentos de incentivos às empresas, que atingiram já os 1 800 milhões de euros, deu também um forte impulso ao investimento empresarial».

«Como resultado, o investimento privado cresceu, o emprego aumentou e a economia cresceu acima da média dos nossos parceiros europeus», sublinhou Pedro Marques, acrescentando que «o investimento público também cresceu», «com a Administração Central a registar um acréscimo de 30% no investimento até setembro deste ano».

O Ministro apontou ainda o setor da construção, «com um crescimento de 18% nos últimos 12 meses, relativamente à média anual de investimento no anterior Governo», representando mais 2 400 milhões de euros injetados na economia só neste ano, num setor determinante para o nosso país, e que por si só representou a criação de mais de 38 000 postos de trabalho diretos nos últimos 3 anos».

No debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019, que foi aberto pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno, intervieram também os Ministros Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, da Cultura, Graça Fonseca, e do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, tendo o encerramento sido feito pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.