Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-14 às 15h25

Portugal disponível para acolher 30 migrantes do navio Aquarius

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita
Portugal informou a Comissão Europeia que está disponível para acolher 30 dos 244 migrantes que se encontram no navio Aquarious e noutras pequenas embarcações que já estão a atracar em Malta, refere um comunicado da Administração Interna.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou em declarações à Lusa que Portugal chegou a esta decisão depois de se articular com Espanha e França, referindo que «haverá uma operação semelhante à que foi feita há um mês com o Lifeline».

«Portugal continua a defender uma solução europeia integrada para responder ao desafio dos fluxos de migrantes que procuram chegar à Europa através do Mediterrâneo mas, por razões humanitárias e face à situação de emergência em que se encontram estas 244 pessoas, manifesta mais uma vez a sua disponibilidade para, solidariamente, acolher parte do grupo de migrantes», pode ler-se no comunicado.

Eduardo Cabrita sublinhou a importância de «haver uma posição estável de nível europeu envolvendo todos». «Não podemos andar aqui de solução ad hoc em solução ad hoc sempre que um navio está à deriva no Mediterrâneo», acrescentou.

O comunicado refere ainda que «Portugal continua, assim, a posicionar-se de forma construtiva relativamente aos desafios que a Europa enfrenta neste contexto, reiterando a necessidade de uma solução europeia integrada e comprometida com os direitos humanos».