Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-26 às 18h24

Portugal vai acolher imigrantes resgatados pelo navio humanitário alemão Lifeline

Portugal vai acolher imigrantes resgatados pelo navio humanitário alemão Lifeline, que navega há uma semana no Mediterrâneo com cerca de duas centenas de pessoas a bordo sem autorização de desembarque, anunciou o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na Assembleia da República.
 
O navio da organização de solidariedade alemã Lifeline não recebeu autorização para atracar em Itália, tendo navegado durante vários dias sem porto de destino, devido a dificuldades levantadas por outros países do sul da Europa.
 
O Ministro, que falava na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, disse que as centenas de imigrantes a bordo do navio serão acolhidos por vários países, incluindo Portugal. O navio atraca hoje em Malta.

Eduardo Cabrita salientou que Portugal é um dos países que melhor integra os imigrantes, ocupando o segundo lugar na lista europeia, tendo sido o sexto país europeu que recebeu mais imigrantes vindos da Grécia e de Itália.
 
Referindo os vários programas de acolhimento, o Ministro disse que Portugal está a preparar um outro programa para receber refugiados de países de fora da Europa, através da disponibilização de informação útil sobre Portugal como país de acolhimento.

Relativamente ao problema das migrações para a Europa, Eduardo Cabrita afirmou que Portugal participará com «responsabilidade e solidariedade» na sua resolução.