Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-21 às 20h34

Portugal realça importância vital da aliança transatlântica para a ordem internacional

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, com o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Michael Pompeo, Washington D.C., 21 junho 2018 (Foto: Departamento de Estado dos EUA)
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal e os outros Estados-membros da União Europeia devem «insistir na importância do laço transatlântico e não desistir deste laço ou diminuir a sua relevância».
 
Em Washington, no primeiro de cinco dias da visita oficial, Augusto Santos Silva foi recebido pelo Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, com quem debateu as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos.
 
O Ministro afirmou que a aliança entre as democracias da América do Norte e da Europa «é absolutamente vital para a ordem internacional», independentemente das diferenças de opinião «em matérias tão importantes como as alterações climáticas ou o comércio internacional».
 
Numa declaração após a reunião, Santos Silva destacou «dois elementos positivos» entre os temas abordados nas relações bilaterais: as questões relacionadas com a base das Lajes e as medidas de atenuação do impacto ambiental da presença norte-americana na ilha Terceira, nos Açores.
 
«Reiterámos a nossa intenção de continuar a valorizar os Açores como eixo essencial da cooperação entre Portugal e os Estados Unidos, com o projeto do Air Center e o projeto do Centro de Defesa Atlântica», acrescentou.
 
Aumento das trocas comerciais
 
O Ministro dos Negócios Estrangeiros realçou que «30% do gás natural liquefeito exportado dos Estados Unidos para a Europa entra pelo porto de Sines», classificando-o como «um filão muito grande a nível comercial, económico e de segurança».
 
Esta porta de entrada através de Portugal contribui, acrescentou Santos Silva, para a diminuição da dependência dos países europeus do gás e petróleo de outras regiões, seja da Rússia ou do norte de África.
 
A reunião com o Secretário de Estado dos Estados Unidos serviu também para preparar o encontro de 27 de julho entre os Presidentes Marcelo Rebelo de Sousa e Donald Trump, que será a primeira reunião entre os presidentes dos dois países desde novembro de 2011.

A visita do Ministro realiza-se no quadro do Mês de Portugal nos Estados Unidos da América.