Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-24 às 22h14

Mês de Portugal nos EUA vai aprofundar relações e aumentar visibilidade

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e Secretários de Estado Eurico Brilhante Dias e José Luís Carneiro, na apresentação do Mês de Portugal dos EUA, Lisboa, 24 maio 2018
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apresentou o programa do Mês de Portugal nos Estados Unidos da América , que tem 130 iniciativas em 12 Estados e 60 cidades, e que inclui, como elemento central, as comemorações do 10 de Junho.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será celebrado em Boston, no Estado de Massachusetts, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, António Costa.

«Procuramos dar uma dimensão de uma autêntica ofensiva diplomática de Portugal junto do seu vizinho do outro lado do Atlântico e de um dos seus mais próximos aliados», disse Augusto Santos Silva.

«Queremos, ao mesmo tempo, por em relevo as relações político-diplomáticas e a dimensão político-institucional – essa é a primeira e a mais importante –, mas queremos também que a relação com a comunidade luso-americana, a cultura e a educação, a ciência e tecnologia e a economia, do duplo ponto de vista da promoção do comércio de investimento e da atração e promoção turística, sejam também dimensões relevantes», afirmou.

O Ministro acrescentou que esta ofensiva se destinada a «aprofundar as relações bilaterais entre os dois países» e a «aumentar a visibilidade de Portugal nos Estados Unidos», bem como a «salientar a relação de vizinhança entre os dois países, separados pelo Atlântico».

O Mês de Portugal nos EUA vai também «valorizar esse grande capital que Portugal tem nos Estados Unidos – como em outros 177 países –, que é a comunidade portuguesa, o modo como se integra, como integrando-se mantém a âncora identitária em Portugal, e o veículo que é na comunicação» entre os dois países.

Militância entusiástica da comunidade luso-americana

O Ministro disse que a celebração de 130 iniciativas coerentes num mês no território dos EUA é possível pelo envolvimento de estruturas governamentais, entidades, fundações, empresas, organismos da sociedade civil e pela «militância entusiástica da comunidade portuguesa e luso-americana».

«Do ponto de vista económico, os Estados Unidos são hoje o principal parceiro comercial de Portugal fora do espaço europeu. O investimento português na América tem crescido e em segmentos muito importantes, designadamente nas energias renováveis, entre outros». E «a presença da economia norte-americana também é evidente» em Portugal, declarou.

Santos Silva sublinhou que a relação entre Portugal e os Estados Unidos «tem progredido muito» na cooperação científico-tecnológica, no ensino superior, «em termos de contatos entre sociedades civis», e na área da segurança e defesa. 

Assim, «havia todas as razões, e há todas as razões, para aproveitar o facto de o 10 de Junho se comemorar na América para a partir dele projetar um mês inteiro de celebração de Portugal na América e de celebração desta relação tão próxima entre os Estados Unidos e Portugal», disse.

Programa

No programa do Mês de Portugal dos EUA incluem-se conferências, exposições, concertos, workshops, cinema, seminários, receções, festivais, festas populares e religiosas…

O Mês de Portugal encerrará com uma reunião entre o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente Donald Trump, e inclui reuniões de membros do Governo português membros dos Governos federal e estaduais dos EUA. 

Na apresentação do programa estiveram também presentes os Secretários de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.