Saltar para conteúdo

Educação, Ciência e Inovação

Cláudia Sarrico

Secretária de Estado do Ensino Superior

Período de governação: 2025-06-06 até à data atual

Biografia

Cláudia Sarrico nasceu em Aveiro, em 1971.

Doutorada em Estudos Industriais e Empresariais, ramo de Investigação Operacional, pela Warwick Business School, University of Warwick, e licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro.

Professora Catedrática na Universidade do Minho, onde integra o Departamento de Gestão da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política. Anteriormente, foi Professora Associada com Agregação no ISEG Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa e Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro.

Entre 2015 e 2021, desempenhou funções como Analista Principal de Políticas de Ensino Superior na OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. De 2023 até assumir funções no XXV Governo Constitucional, liderou o Observatório de Carreiras em Investigação e Inovação, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e da OCDE.

Os seus interesses de investigação centram-se na qualidade e na gestão do desempenho na educação, no ensino superior e na investigação.

Autora e editora de diversos livros e relatórios, incluindo "Promoting Diverse Career Pathways for Doctoral and Postdoctoral Researchers", "Resourcing Higher Education: Challenges, Choices and Consequences" e "Benchmarking Higher Education System Performance", publicados pela OCDE.

Publicou cerca de 40 artigos em revistas científicas internacionais, como Operations Research, European Journal of Operational Research, Journal of the Operational Research Society, Higher Education, Assessment and Evaluation in Higher Education, Journal of Higher Education Policy & Management, Research Policy, Research Evaluation, Public Management Review, Minerva.

Atuou como consultora para instituições nacionais, incluindo Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo, Conselho Nacional de Educação, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Francisco Manuel dos Santos, SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, e internacionais, incluindo a Comissão Europeia e a OCDE.