Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Ambiente e Ação Climática

João Paulo Catarino

Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território

Período de governação: 2019-10-26 até 2022-03-30

Biografia

João Paulo Marçal Lopes Catarino nasceu em Proença-a-Nova em 1969.

Licenciado em Engenharia Agronómica e bacharel em Engenharia de Produção Florestal.

Iniciou a sua carreira profissional em 1992, tendo coordenado o trabalho de Foto Interpretação para a Carta de Ocupação do Solo de Portugal Continental (trabalho elaborado para o Ex-Centro Nacional de Informação Geográfica - CNIG).

Em 1994 ingressou nos quadros da ex-Delegação Florestal da Beira Interior, tendo transitado para o atual Instituto de Conservação da Natureza, onde desempenhou funções de Engenheiro Técnico Florestal.

De 1999 a 2004 exerceu o cargo de Vereador em regime de permanência na Câmara Municipal de Proença-a-Nova, sendo responsável pelos pelouros da proteção civil, desenvolvimento agroflorestal, implementação do novo plano de contabilidade das autarquias locais, ambiente, obras particulares e a coordenação do gabinete técnico da Câmara Municipal.

De novembro de 2004 a março de 2005, foi responsável pela Divisão do Núcleo Florestal do Pinhal Interior Sul, que tutela em matéria florestal a área correspondente aos Concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros, Vila de Rei e Mação, no atual Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

De abril a outubro de 2005, foi Adjunto do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural das Florestas do XVII Governo Constitucional.

De outubro de 2005 a 4 de março de 2016 exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Em simultâneo com as funções de Presidente da Câmara Municipal, exerceu ainda os seguintes cargos: Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Presidente do Conselho de Administração da ProençaTur, E. M., Presidente do Conselho de Administração do PEPA - Parque Empresarial de Proença-a-Nova, S. A., Presidente da Pinhal Maior - Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, Vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul, 1.º Vogal do Conselho de Administração da Raia Pinhal, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Intermunicipal de Natureza e Tejo e Vogal do Conselho de Administração.

Participou e dinamizou diversos projetos associativos.

Entre março de 2016 e julho de 2017, foi o coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, exercendo, desde 18 de julho de 2017 as funções de coordenador da Unidade de Missão.

Secretário de Estado da Valorização do Interior no XXI Governo Constitucional, desde outubro de 2018.