Pedro Nuno Santos - Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares - Primeiro-Ministro - XXI Governo - República Portuguesa

Primeiro-Ministro

Pedro Nuno Santos

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares

Período de governação: 2015-11-26 até à data atual

Biografia

Pedro Nuno Santos nasceu em São João da Madeira, Aveiro, a 13 de abril de 1977. É licenciado em Economia, pelo ISEG-UTL, instituição na qual foi presidente da Mesa da RGA e membro do senado da Universidade Técnica de Lisboa.

Começou a participar na Juventude Socialista aos 14 anos e de 2004 a 2008 foi Secretário-Geral. Durante esse tempo travou batalhas como a da legalização da Interrupção Voluntária da Gravidez e trouxe para o debate o tema do casamento entre pessoas do mesmo sexo. É presidente da Federação de Aveiro do PS.

Chegou ao Parlamento português em 2005, sendo deputado na X e XII Legislatura. Foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e coordenador dos socialistas na Comissão de Economia e na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES. 

Define-se como um social-democrata e um acérrimo defensor de entendimentos entre os partidos da esquerda portuguesa. No XXI Governo é Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, tendo como principal função a interligação entre o Executivo e os partidos de esquerda que sustentam a maioria no Parlamento.

Vive em Lisboa com a mulher e tem um filho, Sebastião.