Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-17 às 15h24

União Europeia volta a olhar para o seu pilar social

Primeiro-Ministro António Costa, acompanhado do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, intervém na Cimeira Social europeia, Gotemburgo, 17 novembro 2017 (Foto: Soren Andersson/Governo da Suécia)

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que «a Europa hoje esteve concentrada» na sua dimensão social «e proclamar este Pilar Social é um passo muito importante e a que há que dar continuidade», no final da Cimeira Social para o Emprego Justo e o Crescimento, em Gotemburgo, Suécia. 

«O espírito que se criou é claramente de assumir que hoje se deu um primeiro passo e agora há que lhe dar continuidade, concretizando as medidas e pondo este plano em ação», acrescentou.

O Primeiro-Ministro participou na Cimeira Social para o Emprego Justo e o Crescimento, na qual os dirigentes dos países e dos órgãos da União Europeia proclamaram solenemente o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, um texto com 20 princípios fundamentais para promover os direitos sociais na Europa. 

A proclamação foi assinada pelos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e do Conselho da União Europeia, o Primeiro-Ministro da Estónia, Juri Ratas.

«Eu acho que hoje foi um passo importante a proclamação deste pilar. Para que estes 20 princípios se tornem uma realidade, na igualdade de oportunidades, no acesso ao mercado de trabalho, na garantia de condições justas de trabalho para todos, na proteção social, é necessário que haja medidas concretas e isso requer um plano de ação», disse.

António Costa disse também que «se queremos ser competitivos, temos de investir na educação, na formação ao longo da vida, no combate ao desemprego, na resposta ao drama do desemprego juvenil». 

O Primeiro-Ministro – que foi acompanhado pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva –, recordou «há muitos anos que não se olhava para a dimensão social da Europa», pois passaram duas décadas desde a última cimeira social.

«Estivemos muitos anos a olhar só para a economia, muitos anos a olhar só para as finanças, e é muito importante olhar para as pessoas, para as suas necessidades (…) Acho que a Europa hoje esteve concentrada nesta dimensão, e ter proclamado este pilar social é um primeiro passo muito importante», «uma condição essencial para podermos ter um desenvolvimento harmonioso», disse ainda António Costa.