Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-21 às 15h17

União Europeia vai ajudar Moçambique

Primeiro-Ministro António Costa com a Alta Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Federica Mogherini, Bruxelas, 20 outubro 2017 (Foto: União Europeia)
O Primeiro-Ministro António Costa e a Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Federica Mogherini, reuniram-se para discutir o auxílio da União a Moçambique na sequência do ciclone Idai que afetou gravemente toda a região central do país e alguns países vizinhos.

António Costa disse que o propósito da reunião foi «que a UE possa dar todo o apoio que é necessário e que corresponda àquilo que é o esforço conjunto que a comunidade internacional tem que fazer», para responder a esta situação de emergência e, posteriormente, prestar apoio na reconstrução.

O Primeiro-Ministro, que está em Bruxelas para a reunião do Conselho Europeu, transmitiu a informação de que dispõe sobre a «dramática situação» vivida em Moçambique, no Maláui e no Zimbabué, informando também a Alta-Representante sobre o apoio que Portugal já disponibilizou

UE mobilizada

Federica Mogherini afirmou que a União Europeia está «totalmente mobilizada» para ajudar Moçambique, que vive atualmente uma «tragédia terrível», com toda a sua energia e os seus recursos, «de uma forma coordenada com os Estados-membros».

A Alta Representante agradeceu a Portugal o seu empenho em ajudar Moçambique e disse que a primeira ajuda da União Europeia será de dois milhões de euros, mas que «mais fundos seguirão».

«Estamos prontos a mobilizar mais dinheiro, também do orçamento da UE, assim que chegar a avaliação das necessidades», referiu a Alta-Representante, acrescentando que é importante «que as autoridades moçambicanas adiantem pedidos específicos, sobre o que é preciso e onde».

Na sequência do pedido de ajuda para Moçambique, o mecanismo da União Europeia de proteção civil já foi ativado, o que permitirá aos Estados-Membros contribuir.