Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-11 às 21h53

Todos os 58 projetos de regadio financiados pelo PDR estão aprovados

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, lançamento do concurso para a construção do Bloco de Rega de Viana do Alentejo, 11 janeiro 2019 (foto: Nuno Veiga/Lusa)
O Programa Nacional de Investimentos 2030 contempla «a segunda parte do programa de regadios com uma dotação prevista de mais 750 milhões de euros», disse o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

O Ministro intervinha na cerimónia de lançamento do concurso para a construção do Bloco de Rega de Viana do Alentejo, integrado no Programa Nacional de Regadios e no alargamento do empreendimento do Alqueva, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Capoulas Santos disse também questão aprovados todos os projetos de regadio financiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural, num total de 58 e beneficiando «uma área na ordem dos 43 600 hectares» e envolvendo «um financiamento de 278 milhões de euros». 

Destes 58 projetos de regadio aprovados no âmbito do PDR, «quatro já estão concluídos, 19 estão em fase de projeto, um está em fase de avaliação de impacto ambiental, dois aguardam visto do Tribunal de Contas, e outros 32 estão já em obra», disse o Ministro.

O programa de regadios é também financiado pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa em «cerca de 280 milhões de euros». O Bloco de Rega de Viana do Alentejo, financiado por esta linha, foi «o quarto lançamento de um conjunto ainda indeterminado de projetos».

Capoulas Santos sublinhou que o presente Programa Nacional de Regadios, que vai beneficiar 100 mil hectares, envolve um investimento global de 560 milhões de euros, dos quais 222 milhões destinados à área do Alqueva.

Bloco de Rega de Viana do Alentejo

O concurso do Bloco de Rega de Viana do Alentejo envolve um investimento de seis milhões de euros, devendo a empreitada estar concluída em 2021. Vai beneficiar uma área de cerca de 4 600 hectares, sobretudo de grande propriedade.

A criação do bloco de rege permitirá alterar o perfil agrícola do concelho de Viana, que é de produções agrícolas e pecuárias extensivas, devido à falta de rede de rega.