Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-11 às 13h13

Taxa de execução do programa Ferrovia 2020 chega aos 40%

Ministro do Planeamento e Infraestuturas, Pedro Marques, na adjudicação da empreitada para a construção do novo troço ferroviário Évora Norte-Freixo, Redondo, 11 fevereiro 2019 (Foto: António Carrapato/Lusa)
O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a taxa de execução do programa Ferrovia 2020 se situa atualmente nos 40%, o que permitirá atingir «os dois mil milhões de euros de investimento realizado».

Durante a cerimónia de adjudicação da empreitada para a construção do novo troço ferroviário Évora Norte-Freixo, que decorreu no Redondo, e foi presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa.

Pedro Marques referiu que o investimento público na ferrovia é é «a grande prioridade no atual ciclo de investimentos em infraestruturas».

«Em 2018 aumentámos 80% o investimento público em ferrovia, relativamente ao ano anterior», disse o Ministro, acrescentando que ainda vai subir mais «neste e nos próximos anos» porque se trata de um «programa de grande ambição e investimento».

Pedro Marques classificou como «muito marcante» a obra do Corredor Internacional Sul, que liga o Porto de Sines à fronteira do Caia, em Elvas. «Há mais de 100 anos que em Portugal não se constrói tanta linha férrea como vamos construir agora», afirmou ainda.