Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-10-02 às 10h12

Situação de maior risco nos Açores está ultrapassada

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a declaração sobre a passagem do furação Lorenzo pelos Açores, Oeiras, 2 outubro 2019
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que o período de maior risco devido à passagem do furacão Lorenzo nos Açores está ultrapassado, numa declaração na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Oeiras.

«Segundo as previsões do IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera], o pior, a situação de maior risco, está neste momento ultrapassada», disse, acrescentando que a situação deverá estar normalizada a meio do dia de hoje, embora as condições marítimas continuem bastante alteradas, mantendo-se o risco para a navegação e a segurança dos portos.

O Primeiro-Ministro referiu anda que tem estado em contacto permanente com o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

António Costa afirmou também que agora «o mais importante é fazer uma avaliação dos danos» e «tentar perceber se existem quedas de árvores, problemas nas vias e danos em estruturas edificadas», tendo apontado as duas situações mais graves conhecidas: «habitações inundadas no Faial e danos graves no porto da Lages das Flores», havendo «também várias zonas em que ainda não foi restabelecida a energia elétrica».

O Primeiro-Ministro disse ainda que o estado de prontidão dos meios de socorro se mantém e que só serão desmobilizados quando a situação se alterar. 

Todavia, «se tudo correr bem, os serviços poderão reabrir na quinta-feira», dia 3 de outubro. 

Entre as medidas tomadas para prevenir os riscos criados pela passagem do furacão Lorenzo, o Governo decretou o encerramento dos serviços públicos não essenciais durante o dia 2, o mesmo tendo feito o Governo regional.