Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-14 às 20h07

Primeiro-Ministro sublinha importância de manter «amizade especial» com Macau

Primeiro-Ministro António Costa reúne-se com o Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Fernando Chui Sai-on, Lisboa 14 maio 2019 (Foto: Paulo Vaz Henriques)
O Primeiro-Ministro António Costa destacou o êxito do desenvolvimento de Macau e «a preservação e desempenho do seu papel particular de ponte de ligação», numa declaração no final de uma reunião com o Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Fernando Chui Sai-on, em Lisboa.

O Primeiro-Ministro sublinhou a importância da relação luso-chinesa e o papel particular que Macau desempenha entre os dois países, sendo para isso fundamental manter a «amizade especial» com Macau.

O Primeiro-Ministro de Portugal e o Chefe do Executivo de Macau - que visita Portugal entre 12 e 18 de maio - afirmaram a vontade de reforçar a cooperação bilateral na área económica e comercial, impulsionando o investimento mútuo, para contribuir para o desenvolvimento sustentável das duas economias. 

Importância da língua portuguesa

O Chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai-on, afirmou que «o apoio de Portugal será positivo para Macau porque permitirá desempenhar melhor o seu papel na criação da base de formação da língua portuguesa e do turismo», no âmbito da iniciativa chinesa Uma Faixa, Uma Rota, também conhecida por nova rota da seda.

A Região Administrativa Especial de Macau «possui um sistema completo de ensino do português, que serve como uma vantagem única da base de formação da língua portuguesa nas regiões asiáticas», acrescentou.  

Fernando Chui disse ainda que, no âmbito da sexta reunião da Comissão Mista Macau-Portugal, que se realiza a 15 de maio, as duas partes vão apresentar previsões para que, no futuro, a colaboração bilateral possa «atingir um nível mais elevado», especialmente nas áreas da educação, cultura, turismo, ciência e tecnologia, e sistema financeiro.

Macau vai continuar a desempenhar as funções de plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa, através da realização, em 2020, de mais uma Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), disse ainda.