Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-27 às 11h02

Portugal com primeiro programa público dedicado apenas à inovação social

Conferência europeia de inovação social «Opening up to na era of social innovation»
Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, na cerimónia de abertura da conferência europeia sobre inovação social, Lisboa, 27 novembro 2017

«Inovar não é apenas uma coisa para empresas», mas «um imperativo para as organizações públicas e entidades sociais», afirmou a Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Estas declarações foram feitas na abertura da conferência «Opening up to na era of social innovation», na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na qual interveio também o Primeiro-Ministro António Costa.

«Para este ecossistema de inovação social, contribui também o Governo, com o primeiro programa de um Estado-membro dedicado exclusivamente à inovação e empreendedorismo sociais, gerido pela Portugal Inovação Social», acrescentou a Ministra.

Portugal Inovação Social

Maria Manuel Leitão Marques referiu que o principal objetivo da Portugal Inovação Social «é apoiar iniciativas que sejam inovadoras, focadas numa missão social, replicáveis e mensuráveis».

«Para este efeito, foram mobilizados cerca de 150 milhões de euros do Fundo Social Europeu, no âmbito do Portugal 2020», disse a Ministra, sublinhando que a inovação social «não é desresponsabilizar o Estado na sua função social».

«Pelo contrário, a inovação social responsabiliza mais ainda o Estado no apoio e na capacitação dos inovadores», concluiu.