Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-23 às 17h13

Portugal acolhe fórum empresarial da energia da União para o Mediterrâneo

Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, no Fórum Empresarial sobre Energia e Alterações Climáticas da União para o Mediterrâneo, Cairo, 18 outubro 2017
Portugal será o anfitrião do Fórum Empresarial na área da Energia e Clima, promovido pela União para o Mediterrâneo, em 2018.

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, participou no primeiro Fórum Empresarial sobre Energia e Clima da União para o Mediterrâneo que se realizou no dia 18 de outubro, no Cairo, Egito.

Este fórum empresarial contou com mais de 150 membros oficiais por parte dos países europeus e mediterrânicos,  vários empresários da área da energia (incluíndo portugueses), instituições financeiras e bancos de desenvolvimento.

Portugal partilhou a sua experiência na área das energias renováveis e garantiu o convite por parte do Secretário Geral da União para o Mediterrâneo, Fathallah Sijilmassi, para ser o anfitrião do segundo Fórum empresarial na área da energia, no próximo ano.

Mercado de energia do Egito

Paralelamente, realizaram-se encontros entre os responsáveis políticos na área da energia, tendo em vista a criação de condições para a realização de negócios entre Portugal e o Egito.

O mercado da energia egípcio tem vários programas de financiamento da União Europeia e do Banco Europeu de Investimento, tornando-se atrativo para os empresários portugueses.

Esta organização intergovernamental, reúne regularmente os representantes de 43 países (os 28 Estados-Membros da União Europeia e os 15 países das margens do sul e este do Mediterrâneo), procurando dinamizar o diálogo político e intercâmbio de ideias, experiências e melhores práticas de projetos entre governos, instituições internacionais e estruturas de cooperação. 

Áreas:
Economia