Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-03 às 15h18

Número crescente de empresas instalam-se em Portugal devido à sua localização e qualidade das pessoas

Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, na abertura do centro CX, da Cisco, Porto Salvo, 3 junho 2019 (DR)
«Cada vez mais empresas vão escolhendo situar-se em Portugal e, a partir de Portugal, servir o mundo», afirmou o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, na abertura de um dos três centros CX da tecnológica Cisco na Europa, no Lagoas Park, em Porto Salvo. A Cisco abriu mais dois centros semelhantes a este em Bruxelas e em Cracóvia.

O Ministro acrescentou: «Este centro, que hoje vimos aqui abrir, irá crescer pelo menos até aos 200 engenheiros nos próximos tempos, se calhar ainda mais, é uma história de sucesso».

«Sobretudo é exemplar de um país que se quer distinguir no mundo pela qualidade das suas pessoas e pela inovação que é capaz de trazer», sublinhou Pedro Siza Vieira.

Vantagens do País

«Portugal é um país seguro, bom para criar famílias, e para que as pessoas se possam instalar e aproveitar o estilo e a qualidade de vida" dos portugueses», disse ainda o Ministro.

Pedro Siza Vieira acrescentou: «Mas é também um País, e este é o ponto crucial, que se distingue pela qualidade das suas pessoas. É um país que neste momento dispõe de recursos humanos com as características que são hoje indispensáveis para funcionar numa economia global». 

«Com estas características de abertura, tolerância, flexibilidade, rapidez da resposta, os portugueses são capazes de fazer o melhor em áreas muito exigentes do ponto de vista do serviço e do ponto de vista da inovação», realçou o Ministro.

Referindo que «um centro como este, que precisa - a partir de Portugal – de servir clientes em todo o mundo não pode viver só de talento português», Pedro Siza Vieira disse que é ainda preciso «ser capaz de permitir a uma empresa como a Cisco oferecer a pessoas de todo o mundo a capacidade de virem aqui trabalhar com a certeza que este é um sítio bom para as pessoas se instalarem».

«Esta história representa também aquilo que muitos outros investidores estrangeiros têm feito no setor industrial, dos serviços e das tecnologias de informação e comunicação», concluiu.

Em junho de 2018, numa visita oficial aos Estados Unidos, o Primeiro-Ministro, António Costa, visitou a sede da Cisco, tendo sublinhado a importância de criar empregos de qualidade, sobretudo nos setores tecnológicos e da inovação.