Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-19 às 11h12

Novo sistema de incentivos à inovação com número de candidaturas recorde

O primeiro concurso do novo sistema de incentivos à inovação registou o maior número, quer de investimento, quer de propostas, no quadro do Portugal 2020.

Em comunicado o Governo refere que, com a fase de candidaturas encerrada no dia 15 de março, a este concurso concorreram 1155 empresas, com um investimento associado de 2840 milhões de euros. 

Estes números representam os maiores alguma vez registados numa iniciativa do fundo europeu de investimento Portugal 2020. 

Criação de novos postos de trabalho

Com 271 das candidaturas a referirem-se a projetos de criação de empresas, a que corresponde 30% do investimento total deste concurso, o impacto na economia do País espera-se significativo.

A maioria das empresas candidatas ao investimento (80%) nunca tiveram apoios anteriores deste sistema de incentivos e cerca de 30% do investimento total, correspondentes a 720 milhões de euros, dizem respeito a investimento dirigido a territórios de baixa densidade.

As candidaturas apresentadas ao primeiro concurso do novo sistema de incentivos à inovação apresentam ainda uma estimativa de criação de 16250 novos postos de trabalho.

Contexto do novo sistema de incentivos

O novo sistema de incentivos à inovação foi apresentado aquando da reprogramação levada a cabo no Portugal 2020. 

Procurando aumentar a eficiência desta ferramenta, no novo sistema de incentivos o apoio será repartido  entre um subsídio a fundo perdido e um empréstimo bancário com os juros suportados pelo Portugal 2020.

Desta forma, existirá a mesma intensidade de incentivo para os projetos de investimento empresarial que o sistema antecedente e igual nível de financiamento para as PME.