Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-19 às 18h56

Ministra do Mar destaca estratégia portuguesa na Conferência Internacional sobre Navegação Interior

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na Conferência Internacional sobre Navegação Interior, Wroclaw, 19 abril 2018
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou dois projetos integrados na Estratégia para o Aumento da Competitividade da rede de Portos Comerciais do Continente durante a Conferência Internacional sobre Navegação Interior.

O projeto da Via Navegável do Douro e o da Navegabilidade no estuário do Tejo até Castanheira do Ribatejo fazem parte da estratégia Horizonte 2026, concebida com o objetivo de dinamizar a atividade portuária.

Em Wroclaw, na Polónia, na conferência organizada pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa, Ana Paula Vitorino realçou o desenvolvimento da navegação interior em Portugal e destacou a digitalização, a descarbonização e a intermodalidade como os três pilares da estratégia portuguesa.

A Ministra afirmou frisou ainda as semelhanças que existem com a navegabilidade marítima e as sinergias aplicáveis que permitam reforçar ainda mais o papel da economia do mar.

Aposta no desenvolvimento da navegabilidade interior

A conferência foi marcada também pela assinatura de uma declaração ministerial, na qual a Ministra do Mar declarou o interesse de Portugal em desenvolver a sua navegabilidade interior.

O documento destaca também o reforço do compromisso de sustentabilidade ambiental, o interesse de dar visibilidade à potencialidade do transporte fluvial, a criação de um quadro regulamentar sólido destinado a aumentar a eficiência do transporte fluvial, a garantia do equilíbrio adequado entre modos de transporte, agilizando os fluxos de carga e promovendo a multimodalidade, o incentivo ao desenvolvimento de frota moderna e a promoção de inovação tecnológica, a construção de infraestruturas de vias navegáveis seguras e sustentáveis, a promoção de atratividade do setor para o mercado e aumento da sua competitividade e ainda o assegurar de uma ação coordenada de vários países para apoiar a navegação interior.

A Ministra manteve ainda encontros bilaterais onde se discutiram assuntos de interesse comum com o objetivo de estreitar a cooperação no âmbito da economia azul com o seu homólogo da Polónia, com a representante da Comissão Europeia dos Transportes, com o Vice-Ministro dos Transportes da Tailândia, com o Ministro dos Transportes da Bielorrússia, com o Secretário de Estado dos Transportes da Federação Russa e com o elemento da direção da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

Ana Paula Vitorino convidou os representantes dos organismos e governos presentes ao mais alto nível para participarem no Oceans Meeting e na Shipping Week 2018, dois importantes eventos que vão decorrer em Portugal em setembro de 2018.


Tags: mar, portos
Áreas:
Mar