Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-02 às 12h18

Ministra da Cultura sublinha importância do programa Ibermuseus para o fomento da cooperação no setor

Ministra da Cultura, Graça Fonseca
«O Programa Ibermuseus, enquanto iniciativa de cooperação dos 22 países iberoamericanos, tem uma importância estratégica central nas políticas públicas» desta área, afirmou a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, na abertura do encontro, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

O Programa tem «fomentado a articulação de políticas públicas, o reforço da relação entre os profissionais do setor, a promoção da proteção, gestão e divulgação do património, e o intercâmbio de experiências e do conhecimento produzido», lembrou a Ministra.

«Estes aspetos tornam o Ibermuseus um mecanismo singular de cooperação institucional», sublinhou Graça Fonseca.

Participação de Portugal é «profundamente positiva»

«Vivemos um momento decisivo na definição de um futuro para os museus em Portugal e das políticas públicas nesta área», disse ainda a Ministra.

Graça Fonseca referiu que, «com a criação do grupo ‘Museus no Futuro’ e a aprovação do regime de autonomia dos Museus, Monumentos e Palácios, tem início um período de debate público que se quer alargado e participado».

«Desta forma, os museus portugueses e os seus profissionais beneficiam do diálogo e da cooperação que este programa promove», acrescentou a Ministra, exemplificando com as candidaturas ao Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus, a frequência de ações de formação e de bolsas, o Registo Ibero-Americano de Museus, ou o acesso a uma bibliografia especializada.

«Entendemos como profundamente positiva a participação portuguesa no programa Ibermuseus pela possibilidade de colaborar e de articular com os representantes dos restantes países as linhas do Programa, de afirmar internacionalmente os museus portugueses, e de apoiar a construção das políticas públicas para museus no espaço ibero-americano», concluiu.

A semana Ibermuseus decorre entre os dias 2 e 5 de julho, em Lisboa.