Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-07-02 às 10h00

Intervenção da Ministra da Cultura no encontro Ibermuseus

O Programa Ibermuseus, enquanto iniciativa de cooperação dos 22 países ibero-americanos, tem uma importância estratégica central nas políticas públicas na área dos museus.

O diálogo entre as diversas expressões de origem ibérica é sempre da maior relevância, expondo todo o património que nos é comum, ao mesmo tempo que se realça o que é próprio de cada uma das nossas culturas, o que cada uma delas procura. O diálogo constrói-se tanto no fazer ouvir a nossa voz como no criar condições para ouvir as outras vozes. Estas são, desde que este programa começou a dar os seus primeiros passos, em 2017, as linhas de força de uma museologia ativa, interventiva e social, voltada para o fortalecimento das identidades culturais, da democracia e da cidadania dos povos ibero-americanos.

O Programa Ibermuseus tem fomentado a articulação de políticas públicas para a área dos museus, o reforço da relação entre os profissionais do setor museológico, a promoção da proteção, da gestão e da divulgação do património museológico e o intercâmbio de experiências e do conhecimento produzido. 

Leia a intervenção na íntegra em anexo.