Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-04 às 15h53

Investimento nas forças e serviços de segurança em velocidade de cruzeiro

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, passa revista aos agentes do Comando Regional da Madeira da PSP, Funchal, 4 setembro 2018
A Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as forças e serviços de segurança está em ritmo de cruzeiro, com o investimento de três de milhões de euros na Madeira, disse o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no Funchal.

O Ministro, que discursava na cerimónia comemorativa dos 140 anos do Comando Regional da Madeira da PSP, recordou que a Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos aprovada no final de 2016, sendo que «2018 é o primeiro ano de execução dessa lei em ritmo de cruzeiro».

Neste âmbito, estão a decorrer os projetos para melhoramentos nas esquadras da Ponta do Sol, Santa Cruz, Machico, Calheta e nas instalações do próprio Comando Regional da Madeira da PSP.

Novos equipamentos

A nível nacional, «a partir do próximo mês, teremos finalmente condições para, no âmbito do concurso plurianual, fazer chegar à PSP algumas centenas de novas viaturas, algumas também para Região Autónoma da Madeira».

Será também feito «investimento em tecnologias e equipamentos de proteção individual, como coletes de proteção balística e outros equipamentos, e na aquisição de novos rádios, que terá também impacto na região», acrescentou.

Por outro lado, está em curso o descongelamento de carreiras, o que vai permitir a progressão de 15 mil agentes da Polícia de Segurança Pública.

Eduardo Cabrita destacou a importância da segurança como fator de competitividade e de captação de investimento, sobretudo no turismo, um setor economicamente importante para a Região e o País.

Recordando que a Madeira sempre teve índices de criminalidade inferiores aos nacionais, o Ministro destacou a redução de 13%, no primeiro semestre do ano, nos casos de violência doméstica, um indicador muito positivo na região com elevado número destes crimes.

Nesta cerimónia ainda usaram da palavra os Presidentes Governo Regional, Miguel Albuquerque, e da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes.

Na sua deslocação ao Funchal, o Ministro visitou também o Comando Regional da Guarda Nacional Republicana.