Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-21 às 18h43

Governo vai fazer do português língua de opção no ensino básico e secundário em 40 países

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que o Governo vai duplicar, a breve prazo, o número de países com o português como língua internacional de opção, no ensino básico e secundário.

«Neste momento, o número de países em que que há português como língua estrangeira, no ensino básico ou secundário, é de 20 e, o nosso objetivo, é duplicar esse número», disse Augusto Santos Silva, na apresentação Pública da Rede de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), no Instituto Camões da Cooperação e da Língua, em Lisboa.

O Ministro referiu que quase 300 mil pessoas em todo o mundo estudam português, sendo 70 mil através do programa Língua de Herança (destinado a descendentes de emigrantes e originários de países lusófonos), 105 mil no ensino superior e 100 mil no ensino básico e secundário como língua estrangeira de opção.

Santos Silva afirmou que esta é uma área «absolutamente estratégica» e que «o valor do português como língua internacional é crescente», apontando o objetivo de aumentar o número de cátedras universitárias de 48 para 51.

O Ministro falou ainda da importância do ensino presencial de português, mas também da oferta digital – em breve, o instituto Camões lançará plataforma Camões Júnior, para aprendizagem progressiva destinada a jovens de 12 a 17 anos.

Alargamento da rede

Luís Faro Ramos, presidente do Instituto Camões referiu, por sua vez, que a rede do Instituto cresceu «nas áreas geográficas estratégicas: em África, na Ásia Central e na América Latina», projetando alargar a rede de ensino aos Camarões e ao Gana, ao Azerbaijão e Cazaquistão, e ao Panamá, em 2019.

Segundo os dados consolidados, o número de alunos de português no ensino básico e secundário em 2017 foi de 68 758, e a projeção para 2019 é de 70 000. No ensino superior, 100 295 alunos frequentaram cursos de português, sendo a previsão para o próximo ano de 105 310.

«Há um crescimento contínuo do número de estudantes», afirmou Luís Faro Ramos, destacando também o aumento de número de membros do corpo docente.

A apresentação da rede contou também com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros já tinha afirmado esta opção do Governo na abertura do terceiro encontro da rede de ensino português no estrangeiro, em 23 de julho.