Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-29 às 13h22

Governo quer 80% dos portugueses com literacia digital até 2030

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, durante uma intervenção na Skills Summit'18, Porto, 29 junho 2018
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que o Governo tem o objetivo de aumentar a percentagem de portugueses com literacia digital dos 53% para os 80% até 2030.
 
No Porto, durante a Skills Summit’18, o Ministro referiu que esta é uma «revolução que tem de ser feita a partir da escola, mas também de toda a sociedade».
 
«Temos 53% dos portugueses com conhecimentos básicos de literacia digital. O nosso objetivo para 2030 é 80%. Temos ainda muita gente que está completamente excluída desta quarta revolução, a digital», disse.
 
Para Tiago Brandão Rodrigues, é fundamental utilizar a literacia digital como ferramenta de «acesso à democratização, à informação, a entender o que é verdade e mentira», bem como conhecer a melhor forma de aceder à administração pública.
 
A literacia digital será também uma forma de Portugal se tornar mais competitivo na atração de novas empresas, tornando a coesão territorial e social «cada vez mais sólida». «Apenas 3% dos portugueses são especialistas em tecnologias de informação e de comunicação, em 2030 queremos que sejam 8%, para podermos chamar mais empresas e para que as nossas se possam modernizar, tal como a administração pública e escolas», destacou.
 
A Skills Summit’18 é uma conferência sobre competências da OCDE e pretende promover o debate sobre como os países estão a trabalhar para garantir aos cidadãos as competências necessárias para participarem plena e efetivamente no mundo digital.