Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-08-05 às 9h02

Governo autoriza contratação de mais 1442 profissionais para os hospitais

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos
O Governo autorizou a contratação de 1 442 trabalhadores para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, que podem dar início aos procedimentos para celebrar contratos sem termo com 552 enfermeiros, 162 assistentes técnicos e 710 assistentes operacionais, através de despacho conjunto das áreas de Governo das Finanças e da Saúde.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, afirmou, em declaração à agência Lusa, que, com esta contratação «fica definitivamente reposta a capacidade que tinha sido afetada com a passagem para as 35 horas» de trabalho semanal.

«É mais um passo no reforço da capacidade operacional dos hospitais do SNS», alguns dos quais ficarão «já com uma folga positiva», disse o Secretário de Estado.

Francisco Ramos destacou a importância da contratação de assistentes técnicos e operacionais que são «indispensáveis na marcação das consultas, no apoio administrativo ao internamento», entre muitos outros serviços sem os quais os hospitais «não podem funcionar».

O Secretário de Estado lembrou também que em fevereiro o Governo tinha autorizado a contração de 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais.

Em comunicado, a área da Saúde afirma que os recursos humanos como «um dos pilares» da recuperação do Serviço Nacional de Saúde, que é «um dos principais desafios de curto e médio prazo» do País.