Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-24 às 14h20

Governo assinala segundo ano com conjunto de iniciativas

Para assinalar o segundo ano do XXI Governo, que se completa no dia 26 de novembro, o Executivo tem previsto um conjunto de iniciativas que terão lugar este fim-de-semana em que Primeiro-Ministro e Ministros estarão em contacto direto com os cidadãos.

O programa inicia-se já a 25 de novembro, com a visita dos Ministros a vários distritos do País para a participação em ações públicas de relevo no âmbito da respetiva área governativa (quadro em anexo), nomeadamente iniciativas que materializam medidas concretizadas ou em concretização.

No domingo, dia 26, a Reitoria da Universidade de Aveiro acolhe duas iniciativas do Governo:

- a partir das 11h00, realiza-se  uma reunião do Conselho de Ministros;

- às 15h00 terá início, no hall da Reitoria, uma sessão onde o Governo responderá diretamente a questões colocadas por um painel de cidadãos. A sessão será transmitida em direto no portal do Governo.

As perguntas serão elaboradas pelos cidadãos que participam no inquérito quantitativo realizado pelo Govcopp, da Universidade de Aveiro, sob coordenação do professor Carlos Jalali, a propósito da avaliação do segundo ano do Governo.

Tal como aconteceu há um ano, o Governo dá cumprimento a uma das medidas do seu Programa que procura melhorar a qualidade da democracia, reforçar os mecanismos de participação cívica e aumentar o escrutínio das instituições públicas pelos cidadãos: «A avaliação anual do cumprimento das promessas presentes no programa de governo, com a participação de um grupo de cidadãos escolhidos aleatoriamente».

O balanço destes dois primeiros anos de legislatura encontra-se publicado neste Portal, apresentando os principais resultados e marcas da ação política do XXI Governo, assim como uma avaliação do cumprimento das medidas inscritas no Programa do Governo.