Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-28 às 17h34

Exames Sem Papel recebe prémio Portugal Digital Awards

O projeto Exames Sem Papel da área de Governo da Saúde foi distinguido pelos Portugal Digital Awards, na categoria Best Digital Platform, na cerimónia realizada em Lisboa, que contou com a presença da Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Exames Sem Papel é uma importante iniciativa do setor da Saúde, desenvolvida a pensar no cidadão, que desmaterializa a requisição de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e comunica ao cidadão por correio eletrónico que os resultados dos exames estão disponíveis na sua área no portal do SNS.

Este projeto demonstrou a capacidade de inovação no contexto da transformação digital, da área da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, a quem foi atribuído o galardão que premeia os projetos mais disruptivos e inovadores das organizações nacionais. 

No encerramento da cerimónia, a Ministra da Presidência e Modernização Administrativa felicitou a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entidade que dinamiza o projeto, pela inovação na prescrição dos exames médicos. 

Maria Manuel Leitão Marques referiu ainda que é preciso resiliência para se ganhar este prémio, sendo difícil a mudança tecnológica e a inovação nas organizações públicas.

Este prémio é o reconhecimento pelo esforço e dedicação dos profissionais de saúde, sobretudo médicos e informáticos do SNS, mas também aos profissionais das diversas empresas privadas e do setor convencionado, que trabalham no projeto Exames Sem Papel.

Com cerca de 300 candidaturas submetidas, a edição de 2018 dos Portugal Digital Awards distinguiu oito categorias.