Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-28 às 14h30

Chave móvel digital recebe prémio de melhor projeto de transformação digital

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, na entrega dos prémios Portugal Digital Awards, Lisboa, 28 novembro 2018
A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, afirmou a importância de todas as contribuições para fazer de Portugal um país na linha da frente do desenvolvimento digital.

Em Lisboa, na entrega dos Portugal Digital Awards, a Ministra destacou que a Administração Pública iniciou o caminho da transformação digital «há vários anos», realçando o impacto que o Simplex tem tido na utilização da tecnologia para reduzir a burocracia, alterar a forma de organização das entidades e garantir a redução da utilização de papel.

O projeto Chave Móvel Digital recebeu o prémio Best digital transformation project para projetos de transformação digital com maior impacto, e o projeto Exames Sem Papel recebeu o prémio Best Digital Platform para criação de plataformas digitais para desenvolvimento de parcerias.

Maria Manuel Leitão Marques sublinhou também que esta aposta tem sido feita sempre com um objetivo de promover a equidade e a inclusão social sem «deixar ninguém para trás».

Neste âmbito, a Ministra salientou o lançamento da Iniciativa de Competências Digitais, que contempla ações orientadas para a inclusão digital, para a educação dos jovens, para a formação de desempregados e trabalhadores no ativo, para a especialização da força de trabalho em áreas tecnológicas avançadas, e para a garantia de que Portugal desenvolve o conhecimento científico que permita atualizar todas as áreas restantes.


«Significa sobretudo a responsabilidade e o compromisso de prosseguir o esforço de transformação digital da Administração Pública, partilhando as nossas melhores práticas, aprendendo com as melhores práticas de outros países e colaborando em projetos comuns que promovam o crescimento das respetivas economias digitais», salientou.

Maria Manuel Leitão Marques disse ainda que Portugal está atento aos desenvolvimentos na área da Inteligência Artificial e que neste momento estão a ser financiados 19 projetos em áreas tão diversas como a saúde, a segurança social, a economia e a educação.