Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-28 às 19h02

Combate aos fogos reforçado com 240 viaturas ligeiras e pesadas

Ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e Secretários de Estado da Proteção Civil e dos Assuntos Parlamentares na Assembleia da República, Lisboa, 28 março 2018 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que o combate aos incêndios florestais em 2018 vai ser reforçado com mais 240 viaturas ligeiras e pesadas.

Na Assembleia da República, num debate sobre o relatório da comissão técnica independente sobre os incêndios de outubro de 2017, o Ministro referiu que 140 viaturas vão para o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, 80 para os corpos de bombeiros e 20 para a Força Especial de Bombeiros (FEB).

O esforço de mobilização do Governo «permitiu, por ajuste direto, a adjudicação de 140 viaturas ligeiras e pesadas para as estruturas de combate inicial e de combate ampliado, tal como também a aquisição de 100 viaturas, quer para corporação de bombeiros, relativamente a 80 viaturas, quer para a Força Especial de Bombeiros».

O Ministro destacou ainda medidas criadas para a próxima época de incêndios florestais, como a profissionalização nos bombeiros voluntários, e referiu que as corporações de bombeiros voluntários vão ter mais oito dezenas de equipas profissionais, o equivalente a mais 400 elementos com estatuto profissional.

Eduardo Cabrita afirmou ainda que a Autoridade Nacional de Proteção Civil está a ser dotada com os meios adequados de apoio técnico para «garantir a estabilidade de resposta no próximo verão».

O Ministro da Administração Interna referiu também que o Governo aproveitou o relatório da comissão técnica independente para tirar conclusões para «fazer de tudo para que o futuro seja diferente» em matéria de planeamento, combate, prevenção e respostas aos desafios estruturais.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, também estiveram presentes no debate.