Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-16 às 20h13

Ministro da Defesa: Laboratório Militar tem de ver a sua autonomia reforçada

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, visitam o Laboratório Militar no seu centenário, Lisboa, 16 fevereiro 2018
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, visitam exposição sobre o centenário do Laboratório Militar, Lisboa, 16 fevereiro 2018
O Laboratório Militar comemorou o centésimo aniversário na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, e do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte. 

«Um Século de História. É um privilégio ter estado aqui na altura em que se festeja um aniversário tão importante», afirmou o Ministro da Defesa na cerimónia, referindo a capacidade de produção de medicamentos, a dimensão social do laboratório, através do apoio que é dado aos Deficientes das Forças Armadas e à família militar.

Azeredo Lopes destacou ainda «a dimensão de reserva estratégica» que o Laboratório Militar representa para o País, sendo o garante da autonomia do Estado Português.

«Não tenho dúvidas que o Laboratório tem de ver reforçada essa dimensão de autonomia do Estado para as situações de eventual crise, para garantir o medicamento e para garantir o reabastecimento sanitário», disse. 

O Ministro sublinhou que não pode ser descurado ainda o papel do Laboratório na cooperação entre os países e na ação externa da Defesa, relembrando a visita recente a São Tomé e Príncipe, na qual o Exército Português entregou medicamentos produzidos pelo laboratório, o que teve um impacto muito favorável.

Laboratório Militar condecorado com a Ordem de Avis

«Ainda hoje – e peço-lhe que acredite Senhor Presidente que por coincidência –, foi publicado em Diário da República um despacho conjunto da Defesa e da Saúde, onde se estabelecem os caminhos a seguir» pelo Laboratório Militar.

O despacho «aponta um alargamento da vocação do Laboratório Militar; o aproveitamento do rigor exemplar que as Forças Armadas imprimiram sempre à comunidade, para dessa forma trabalharmos em conjunto para sermos aquilo que o mercado não consegue fazer, ou já não tem vocação para fazer e aí cada vez mais acredito que se reforçará o papel deste», disse Azeredo Lopes.

O Ministro da Defesa Nacional apelou ainda à memória, recordando que o Laboratório Militar esteve quase a ser extinto em 2015, mas que o entendimento da direção atual do laboratório pelas áreas de Governo da Defesa Nacional e da Saúde é a do trabalho conjunto: «temos apostado na ideia de que as duas áreas da governação devem trabalhar em conjunto, promover sinergias, e reforçar o laboratório militar».

No dia exato em que assinala os 100 anos, o Laboratório foi condecorado com o título de membro honorário da Ordem Militar de Avis, por proposta do Ministro da Defesa. 

O Presidente da República inaugurou o BioBanco, um novo equipamento que permite a identificação genética dos restos mortais de militares portugueses quando não for possível a identificação pelos registos dentários ou pelas impressões digitais.