3 anos de Governo - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-11-26 às 10h09

3 anos de Governo

Sessão de perguntas nos 3 anos de Governo, 26 de novembro de 2018
Para assinalar o terceiro ano do Governo, foi agendado um programa de iniciativas que, à semelhança dos anos anteriores, vai colocar o Primeiro-Ministro e os Ministros em contacto direto com os cidadãos.

O distrito de Braga foi, este ano, o escolhido para assinalar a data, estando previstas seguintes ações a decorrer no dia 26 de novembro.

A partir das 11h30, haverá uma sessão na qual o Governo responderá diretamente a perguntas colocadas por um painel de cidadãos. A sessão realiza-se na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, e é transmitida em direto no portal do Governo e no canal do Governo no Youtube e no canal do Governo no Twitter.

As perguntas foram elaboradas por docentes, alunos e ex-alunos desta Universidade, de diferentes áreas científicas, contando com a coordenação dos professores Luís Aguiar-Conraria (Economia), Sandra Fernandes (Ciência Política), João Rosas (Filosofia), Helena Sousa (Ciências da Comunicação) e Pedro Morgado (Medicina.

Durante a tarde, está prevista a deslocação de membros do Governo a vários concelhos do distrito de Braga, para participarem em ações públicas de relevo no âmbito da respetiva área governativa, nomeadamente que materializam medidas concretizadas ou em concretização.

Tal como aconteceu nos dois anos anteriores, o Governo cumpre uma das medidas do seu programa destinada a melhorar a qualidade da democracia, reforçar os mecanismos de participação cívica e aumentar o escrutínio das instituições públicas pelos cidadãos: «A avaliação anual do cumprimento das promessas presentes no Programa do Governo, com a participação de um grupo de cidadãos escolhidos aleatoriamente».

No dia 23, o Primeiro-Ministro António Costa deu uma conferência de imprensa de balanço do terceiro ano de Governo.