Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-07-27 às 23h39

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior aprofunda cooperação com o Brasil

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visita o Brasil de 27 a 31 de julho para promover a cooperação na investigação e desenvolvimento tecnológico na área da mobilidade sustentável e redes de energia.

O Ministro visita o Parque Tecnológico do Itaipu e a Itaipu Binacional, a maior hidroelétrica do mundo em geração de energia elétrica, produzindo atualmente cerca de 75% da energia elétrica do Paraguai e 17% da energia do Brasil no dai 28 de julho.

A visita é feita a convite do Diretor do Parque Tecnológico do Itaipu e, nessa ocasião, o Ministro Manuel Heitor participa na apresentação e assinatura de um protocolo de cooperação científica e tecnológica entre o CeiiA, Centro de Engenharia em mobilidade sustentável, e o Parque Tecnológico da Itaipu, alargando a parceria já existente no setor da mobilidade entre as duas entidades. A visita tem ainda como objetivo alavancar novos desenvolvimentos tecnológicos conjuntos na área da mobilidade sustentável e redes de energia.

No dia 29 de julho, o Ministro visita a Cidade de Curitiba e discute a investigação e desenvolvimento tecnológico na área da mobilidade sustentável e redes de energia com a Companhia Paraneense de Energia, dando continuidade ao programa de mobilidade sustentável em curso pelo CeiiA na cidade de Curitiba. O Ministro reúne-se também com diversas entidades académicas e científicas do Estado do Paraná.

No dia 31 de julho, o Ministro visita a Universidade Federal de Santa Catarina, participando num encontro orientado para fomentar a criação de uma rede colaborativa na área da mobilidade sustentável e inteligente tendo por base a mobilidade elétrica e energias renováveis.

O encontro inclui a assinatura de dois novos acordos de cooperação entre o CeiiA e a Universidade Federal de Santa Catarina, alargando a utilização de tecnologias desenvolvidas em Portugal e em particular do sistema mobi-me do CeiiA, no Brasil, designadamente no Estado de Santa Catarina. Esse sistema é atualmente utilizado noutros cinco estados e 10 cidades brasileiras. 

Nesta deslocação o Ministro Manuel Heitor reúne-se também com diversas entidades académicas e científicas do Estado de Santa Catarina.

AIR Center

Em Santa Catarina, Manuel Heitor preparará a próxima reunião internacional sobre a definição e promoção da Agenda de I&D em Interações Atlânticas, juntamente com a criação do Centro Internacional de Investigação do Atlântico, AIR Centre, nos Açores, que decorrerá 21 e 22 de novembro em Florianópolis.

Esta reunião é realizada na sequência do encontro na Ilha Terceira, nos Açores, em abril de 2017, assim como da recente visita a Portugal do Ministro brasileiro das Cidades, Gilberto Kassab, e da assinatura Declaração de Belém a 13 de julho.

O encontro de Florianópolis em novembro de 2017 será a próxima etapa para a formalização do AIR Centre, estando prevista nessa altura a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os membros fundadores para a sua implementação.