Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-25 às 17h02

Portugal e Vietname abordam agenda bilateral económica e cultural

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai reunir-se com o vice-Primeiro-Ministro e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Vietname, Pham Binh Minh, a 25 de maio, em Lisboa.

A reunião vai abordar «vários assuntos da agenda bilateral económica, relacionados nomeadamente com setores específicos onde existe margem de crescimento, como a economia azul, o turismo, a energia, a indústria farmacêutica e, também a eliminação de barreiras à exportação de bens alimentares», refere uma nota do gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Vietname - um mercado de 85 milhões de pessoas, integrado na Associação de Nações do Sudeste Asiático, aberto ao investimento estrangeiro e com um crescimento anual do PIB acima dos 6% - tem um grande potencial para a internacionalização da economia portuguesa.

No encontro entre os dois Ministros será também valorizado o relacionamento cultural. Em julho de 2016, realizaram-se as comemorações dos 500 anos de amizade entre Portugal e o Vietname e, em novembro, foi inaugurado o Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Hanói.

À margem do encontro serão assinados um Memorando de Entendimento sobre Consultas Bilaterais e um Memorando de Entendimento sobre Formação Diplomática e Troca de Informação e Documentação.