Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-13 às 10h07

220 milhões de euros disponíveis na economia traduzem confiança para investir no País

Após um concurso de cofinanciamento de fundos capital de risco, estão disponíveis 220 milhões de euros na economia - entre fundos de capital de risco e coinvestimento privado –, o que confirma que existe confiança para investir em Portugal.

Segundo comunicado do Ministro da Economia, a procura total do concurso nos programas operacionais ascendeu aos 196 milhões de euros, o dobro da dotação disponível, que era de 98 milhões de euros.

O montante disponível a concurso, aliado ao coinvestimento privado, faz com que o total da verba disponibilizada à economia ascenda aos 220 milhões de euros.

Foram admitidas a concurso 25 entidades gestoras de fundos de capital de risco, sendo uma estrangeira, 10 de novos operadores no mercado nacional e sete estão ligadas a grupos empresariais. 

Os setores mais procurados incluem as tecnologias da informação, a Indústria 4.0, a biotecnologia, a farmacêutica, a eficiência energética, a robótica e a eletrónica, a economia circular e as indústrias criativas.

Dada a grande procura registada, será avaliada a possibilidade de abrir novo concurso de cofinanciamento de fundos de capital de risco.