Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-10 às 15h53

Ministro do Ambiente apresenta programa «Sê-Lo Verde» para aumentar pegada verde dos festivais de música

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, apresenta o programa «Sê-lo Verde» no dia 13 de fevereiro, às 9h30, em Lisboa, cujo objetivo é sensibilizar os promotores dos festivais de música para que adotem critérios que permitam reduzir os impactos ambientais.

O programa visa também que os promotores dos festivais de música passem a integrar o uso de novas tecnologias e de energias renováveis, além de contribuírem para alertar os espetadores, patrocinadores e municípios para as questões ambientais.

Em 2016, realizaram-se em Portugal 249 festivais de música, atraindo mais de dois milhões de espectadores. Este valor representa um crescimento de 18% face ao ano anterior, com um impacto de 100 milhões de euros na economia.

Segundo dados da associação de organizadores de festivais do Reino Unido aplicados a um grande festival em Portugal, a água consumida num destes eventos com a duração de dois dias dava para encher quatro piscinas olímpicas, o combustível gasto permitiria 5500 viagens de autocarro entre Lisboa e o Porto, os resíduos produzidos encheriam 200 camiões de lixo, e as emissões de dióxido de carbono equivaleriam às de 850 viagens de avião entre Lisboa e o Porto.

O «Sê-Lo Verde» representa um investimento de meio milhão de euros provenientes do Fundo Ambiental.