Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-08 às 16h23

2017 foi um ano de forte redução do desemprego

Primeiro-Ministro António Costa intervém no almoço-debate organizado pela Associação Empresarial de Portugal, Porto, 8 janeiro 2018 (Foto: Manuel Araújo/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa destacou a forte redução do desemprego em 2017, citando os dados do Instituto Nacional de Estatística, durante uma intervenção no almoço-debate promovida pela Fundação AEP, no Porto.

«O ano de 2017 foi um ano onde, do ponto de vista económico tivemos boas notícias: foi o ano de maior crescimento económico desde o início do século, foi um ano de forte redução do desemprego, como hoje o INE confirmou com a previsão da taxa de desemprego em outubro de 8,4% e a previsão de podermos chegar a dezembro com 8,2%», disse. 

O Primeiro-Ministro apontou ainda o crescimento sustentado da economia, fortemente assente no crescimento do investimento e, nomeadamente, do investimento privado, e no aumento das exportações, o que significa que a economia portuguesa tem hoje um novo paradigma que assenta na capacidade competitiva internacional do País.

«E isto num contexto onde, simultaneamente, foi possível prosseguir a trajetória de redução do défice público e de forte redução da dívida pública que, desde outubro, como estava previsto, inverteu uma tendência de crescimento que vinha de há vários anos, permitindo chegar ao final do ano com uma dívida que terá 126,2% do nosso produto, ou seja, melhor do que os 127% que se tinha estimado inicialmente», disse.

Défice

António Costa referiu que o défice orçamental de 2017 «ficará francamente abaixo do 1,5%, que era a meta inicial, e rondará seguramente o 1,2% do PIB». 

O Governo tinha inscrito um défice de 1,6% do Produto Interno Bruto no Orçamento do Estado para 2017, e reviu-o para 1,5% no Programa de Estabilidade.