Notícias
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, recebeu o Comissário Europeu para as áreas da Energia e Clima, Miguel Arias Cañete. Da reunião saiu consolidado o projeto de desenvolvimento das interligações energéticas entre Portugal e a Espanha por um lado, e a França e o resto da Europa, por outro.
Este reforço é considerado fundamental para promover a segurança energética da União Europeia e também preços mais competitivos, contribuindo para a defesa dos consumidores e abrindo novas oportunidades para as empresas.
Outro dos temas abordados entre o Ministro e o Comissário, foi a aposta na eficiência energética e o reconhecimento do contributo das energias renováveis em Portugal para o espaço Europeu.
Na reunião houve ainda entendimento para a realização de uma reunião de alto nível entre Portugal, a Espanha, a França e a Comissão Europeia, para o reforço do desenvolvimento das infraestruturas energéticas. Esta reunião, a realizar em Portugal, está, contudo, dependente do atual contexto político em Espanha.
Financiamento
Tanto o Ministério da Economia como a Comissão Europeia querem desenvolver este projeto o mais rapidamente possível, sobretudo pela possibilidade de acesso a fundos europeus para investimentos nas infraestruturas energéticas através do Mecanismo Interligar a Europa (Connecting Europe Facility, CEF).
O CEF é um instrumento fundamental de financiamento da União Europeia para promover o crescimento, o emprego ea competitividade através de investimentos em infraestruturasselecionadas a nível europeu.
O CEF apoia o desenvolvimento de redes transeuropeias interligadas de alto desempenho, sustentáveis e eficientes nas áreas dos transportes, energia e serviços digitais. Os investimentosdo CEFpretendem preencher as ligações em falta nas redes energética, de transporte e digital da Europa.
Modal galeria