Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-09-19 às 16h44

Intervenções do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas no debate sobre o Programa Nacional de Investimentos 2030 na Assembleia da República

O Programa Nacional de Investimentos estará necessariamente articulado com a estratégia global para o desenvolvimento do país, que alinhámos no Portugal 2030, após um alargado processo de participação, incluindo o seu debate aqui na Assembleia da República, que realizámos em janeiro deste ano.

O amplo consenso económico, social e político que conseguimos construir em torno do Portugal 2030 tem sido fundamental para reforçar a posição portuguesa nas negociações junto das instituições europeias.

Mas é essencial, também, para que o país – e os seus agentes económicos, sociais e políticos – se revejam numa estratégia de desenvolvimento de longo prazo, de modo a que os esforços de todos convirjam para superar os grandes desafios que o país enfrenta.

A resposta a alguns desses desafios passará pela realização de investimentos estruturantes, que serão definidos no Programa Nacional de Investimentos.

Tal como o PETI3+, o Programa Nacional de Investimentos incidirá sobre a Mobilidade e os Transportes, fatores-chave para a competitividade externa e para a coesão interna do nosso país.

Mas incidirá, igualmente, sobre o Ambiente e a Energia, áreas intrinsecamente ligadas à mobilidade, e que não poderemos deixar de abordar para enfrentar os desafios das alterações climáticas, da descarbonização e da transição energética.

Leia o discurso na íntegra