Secretário de Estado na Energia na terceira edição da Photovoltaica em Marrocos - XXI Governo - República Portuguesa

Comunicados

2018-02-12 às 12h52

Secretário de Estado na Energia na terceira edição da Photovoltaica em Marrocos

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, participará amanhã, em Casablanca, na 3ª edição da Photovoltaica 2018, um dos maiores eventos internacionais de promoção da energia fotovoltaica e que contará com a presença de 12 empresas portuguesas.

A iniciativa constitui uma oportunidade de negócio para as empresas portuguesas no quadro do programa de investimento energético marroquino, definido para o período de 2016-2030. No âmbito da Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 22), realizada em 2016, em Marraquexe, Marrocos anunciou como objetivo alcançar, em 2020, uma meta de 42% do consumo de energia a partir de fontes renováveis.

A interligação elétrica entre os Portugal e Marrocos é atualmente um dos pontos fulcrais no quadro da relação de cooperação entre Portugal e Marrocos, tendo a sua relevância estratégica, em termos de segurança de abastecimento e de diversificação de fontes de energia, sido realçada pelo primeiro-ministro António Costa, durante a 13ª Cimeira Luso-Marroquina, realizada em Rabat, em Dezembro passado. Atualmente estão ainda a ser discutidas com o governo de Marrocos outras parcerias estratégicas, nomeadamente no gás natural.

O projeto de construção da linha de transporte de eletricidade, cujas conclusões preliminares do estudo económico-financeiro apontam para a sua viabilidade, permitirá solidificar a aposta efetuada nas energias renováveis ao longo dos últimos anos e que se mantém como um objetivo prioritário da política energética deste Governo, fazendo de Portugal uma referência mundial nesta área.
Áreas:
Economia