Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-07-09 às 19h07

Portugal e Grécia realizam sessão de cooperação técnica sobre o período pós-programa de ajustamento

Portugal e Grécia realizaram hoje, em Lisboa, uma sessão de cooperação técnica sobre o período pós-programa de ajustamento económico e financeiro. Esta iniciativa decorre de uma proposta de cooperação bilateral feito pelo Ministro das Finanças português, Mário Centeno, ao seu homólogo grego, Euclides Tsakalotos.

A fase de monitorização pós-programa, que no caso da Grécia deverá ter início a partir de 20 de agosto, envolve a realização de missões de técnicos da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu, do Mecanismo Europeu de Estabilidade e do Fundo Monetário Internacional. O encontro de hoje permitiu partilhar a perspetiva nacional sobre as discussões políticas com as instituições multilaterais e aspetos práticos de organização das missões, num debate produtivo e transparente, que reforça a cooperação técnica entre os dois países.

Recorde-se que, após o final do Programa de Assistência Económica e Financeira a 30 de junho de 2014, Portugal se encontra agora numa fase de monitorização pós-programa, no âmbito da supervisão das instituições europeias (Post-Programme Surveillance) e do Fundo Monetário Internacional (Post-Program Monitoring).
Áreas:
Finanças