Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2017-12-27 às 15h38

Governo concessiona exploração de água mineral natural Águas da Chamusca

O Governo, através do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, aprovou a atribuição dos direitos de exploração do potencial recurso hidromineral denominado Águas da Chamusca, localizada no concelho da Chamusca, à empresa Aguarela do Mundo – Águas de Nascente, S. A., do Grupo S. Martinho.

A concessão, com uma área de 58,5 hectares, envolve a qualificação da água do Furo AMN1, até agora classificada como água de nascente, em água mineral natural, permitindo assim potenciar a valorização económica deste recurso para fins de engarrafamento.

O prazo da exploração inicial é de 50 anos, contado da data de assinatura do contrato. Este período será prorrogado por um prazo não superior a 20 anos, desde que a empresa Aguarela do Mundo tenha cumprido as obrigações legais e contratuais a que se encontra vinculada.

Esta decisão constitui igualmente uma mais-valia para o concelho da Chamusca, cujo Município emitiu parecer favorável ao pedido efetuado pela empresa Aguarela do Mundo – Águas de Nascente, S. A.

É objetivo do Governo continuar a dinamizar o setor dos recursos geológicos nacionais, visando a criação de oportunidades de investimento, num processo de envolvimento das autarquias locais.

O Secretário de Estado da Energia aprovou, até ao momento, 13 concessões para exploração de recursos hidrominerais, evidenciando o forte incremento de atividade neste setor das águas minerais, o qual constitui uma aposta estratégica do Governo.

A última decisão nesta área foi a aprovação do perímetro de proteção à captação de água mineral nº HM-67, designada Termas de Águas, no concelho de Penamacor, com o objetivo de maximizar a exploração sustentada deste recurso hidromineral.
Tags: energia, água
Áreas:
Economia