Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-15 às 14h28

Complemento da Prestação Social para a Inclusão já chegou a cerca de 5500 beneficiários

Em maio de 2019 cerca 5.500 titulares da Prestação Social para a Inclusão (PSI) receberam o Complemento. Esta segunda componente da PSI é dirigida às pessoas com deficiência que se encontrem em situação de pobreza.

O número de requerimentos do Complemento ultrapassou os 30.000, tendo sido deferidos 13.956 (46%) e indeferidos 1.648 (5%).

O grupo mais significativo de beneficiários do Complemento (60%) são pessoas que tiveram acesso à proteção social pela primeira vez com a entrada em vigor da nova Prestação Social para a Inclusão, ou seja, anteriormente não beneficiavam de qualquer apoio social por deficiência ou invalidez. O segundo grupo mais significativo de beneficiários (40%) são pessoas que migraram da Pensão Social por Invalidez e que veem assim a sua proteção social substancialmente reforçada.

Somando as duas componentes da PSI (a Base e o Complemento) o valor médio da Prestação Social para a Inclusão recebido pelas pessoas com deficiência em situação de pobreza foi de 510,22 euros em maio de 2019, sendo que cerca de 1.500 beneficiários auferiram do valor máximo global da PSI, no montante de €711,61.

Estes dados comprovam a importância do alargamento da cobertura da proteção social, conferindo uma natureza mais inclusiva e abrangente no acesso aos apoios sociais na área da deficiência.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.